Sustentabilidade

whatsapp-image-2016-09-16-at-11-40-00

A ENGECROL, empresa certificada pela ISO 14001:2004 (Sistema de Gestão Ambiental), é ciente da importância da implantação e operação de processos sustentáveis, como forma de preservação do Meio Ambiente. Essa responsabilidade social é compartilhada com todos os seus colaboradores, que, através de treinamentos, palestras, são conscientizados da busca por melhoria contínua de performance, sempre aliada a um desenvolvimento sustentável.

CONCEITO “PAPEL ZERO”

papelzero

A ENGECROL desde sua inauguração em 2006, iniciou seus trabalhos comprometida com o conceito “Papel Zero”.

A empresa possui computadores espalhados por toda a área fabril, em um sistema integrado, no qual todos os operadores de máquinas e montadores, visualizam todos os projetos, procedimentos, instruções técnicas, desenhos de fabricação e conjuntos, elaborados em AutoCAD e modelados em SolidWorks.

Nos escritórios dos setores administrativos e técnicos também, todos os processos também são realizados por vias eletrônicas, visando a utilização mínima de papel. E mesmo quando há a necessidade de impressão de documentos, a ENGECROL age em prol do Meio Ambiente, se utilizando de papel reciclado.

SEM DESPERDÍCIO DE ÁGUA!

Na ENGECROL todas as torneiras instaladas em sua planta são do tipo temporizador, com regulagem da vazão da água. A medida, implantada desde a construção da nova fábrica, visa a diminuição do desperdício de água.

PRESERVAÇÃO DE ÁREA VERDE

whatsapp-image-2016-09-16-at-11-39-56

Instalada em um terreno de 23.000 m², a ENGECROL mantém como área verde uma grande extensão de sua área, que, além de compor um lindo cenário, e proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, preserva a fauna e a flora local.

RESÍDUOS RECICLÁVEIS

recipientes-de-coleta

Recipientes de coleta de resíduos recicláveis, contaminado (laranja) e orgânico (marrom);

A empresa conta com recipientes espalhados por toda a planta, identificados conforme a Resolução CONAMA Nº 275/01, que estabelece o Código de Cores, para os diferentes tipos de Resíduos:

•    VERMELHO: Plástico;
•    AZUL: Papel;
•    AMARELO: Metal;
•    VERDE: Vidro;

Esses resíduos são coletados por uma empresa conveniada à Prefeitura de Paulínia, e enviada à uma cooperativa municipal, considerada referência quanto à responsabilidade ambiental e social, no setor de reciclagem de materiais.

 

 

RESÍDUOS PERIGOSOS

 Recipiente de armazenamento final dos resíduos sólidos contaminados;

Recipiente de armazenamento final dos resíduos sólidos contaminados;

A ENGECROL realiza o controle de seus resíduos considerados perigosos, armazenando, e destinando os mesmos a uma empresa parceira, em acordo com as legislações vigentes, através de CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental). Após a disposição final dos resíduos, são enviados à ENGECROL os Certificados de Destinação de Resíduos, a fim de comprovar a destinação correta dos resíduos.

Dentre os resíduos perigosos, controlados pela ENGECROL, estão:

•    Resíduos sólidos diversos (EPIs, latas, panos, materiais de absorção, lixas, juntas, descarte de processo de jateamento, embalagens contaminadas com óleos, graxas, tintas e solventes, e etc.);
•    Resíduo líquido diversos (teste de líquido penetrante);
•    Lâmpadas fluorescentes e mistas;
•    Pilhas e Baterias;
•    Resíduo eletrônico;

 

OUTROS RESÍDUOS

Pensando sempre na preservação do Meio Ambiente, a ENGECROL estende o seu Programa de Gerenciamento de Resíduos a itens como:

•    Sucata de Metais: destinada a empresas devidamente cadastradas no órgão ambiental estadual;
•   Embalagens de aerossóis e tintas: são destinadas aos fabricantes através de Programas de Retorno de Embalagens;
•    Madeira: destinadas ao fornecedor de madeira, para fins de reaproveitamento ou destinação final.

Com seu sistema de gerenciamento de resíduos, a ENGECROL consegue obter um resultado importantíssimo na redução de resíduos enviados à destinação convencional, em aterros; fazendo com que o seu desenvolvimento como empresa seja baseado e fortalecido pela responsabilidade social, de fazer um mundo melhor, com respeito ao Meio Ambiente.